O culto ao Twitter

Não, não vou aqui ficar falando mal do twitter, dizendo que quem usa é vagabundo, narcisista entre outras coisas que um monte de gente faz(e que geralmente nunca usou o site pra valer), até porque seria hipocrisia ja que sou usuário e tal.

Não tenho nada contra o twitter, é um site legal, com uma idéia legal(embora a necessidade de se colocar textos com menos de 140 caracteres seja uma espécia de incentivo a meiocridade da informação, podiam ser 200 caracteres numa boa) e dependendo da tua necessidade funciona que é uma beleza

O problema está nesse culto ao twitter em torno da mídia e alguns usuários.

Vamos ver, o twitter é uma ferramenta interessante, mas convenhamos, é uma ferramente interessante mas não deixa de ser específica, assim como muitas outras, então porque ficar alardeando que o twitter é a “rede social definitiva”, que vai substituir os blogs ou que vai revolucionar a internet(e ainda me vem twiteiro ironizar a revolução do Mestre James Cameron, salve!), ainda tive uma discussão com um fedelho afirmando que o twitter era mais importante que o orkut(ou sites de relacionamentos no molde(como facebook)), sendo que a comparação é esdrúxula.

O twitter não é nada disso, o twitter não vai te dar uma namorada gostosa, o twitter não vai fazer você zerar battletoads, e não vai trazer o Roscharch de volta, é só mais uma rede social para atender algumas necessidades, assim como várias outras.

O culto ao twitter vem mais da parte dos principais beneficiados por eles, as celebridades, as empresas e as “celebridades da internet”, e todo mundo vai nessa onda, achando que o twitter vai salvar o mundo, que você é ‘antenado’ por cultuá-lo também.

O twitter é tão limitado que as próprioas formas de fazer marketing em cima dele são toscas, é tudo na base de tweets pagos, mensagens do tipo “retwwet isso, faça propaganda do nosso profile e concorra a uma camiseta com mais uma caralhada de gente”, não deixa de ser trash, mesmo que o twitter não deixa de ser importante pra uma empresa por causa disso já que é uma forma de aproximar o público dela de certa forma.

O x da questão: o twitter sempre foi e sempre vai ser a ferramenta para o “o que estou fazendo”, a diferença apenas é que todo mundo ja se cansou disso e mudou o negócio para o “o que estou pensando/o que quero compartilhar” por conta própria(alguns não, mas não é o tipo de pessoa que geralmente sigo).

Por causa disso um monte de entusiasta fica falando “oh! o twitter esta revolucionando a comunicação, quem pensa que é só pra compartilhar coisas do seu cotidiano para os outros está errado”. ora, como está errado? o twitter simplismente lhe dá um profile e uma caixa para você digitar o que você quizer! ninguem está errado nessa história! se você quizer fazer que nem o bonecão de posto também pode, se alguem quizer seguir isso, beleza.

As empresas tem interesse no twitter devido a facilidade em fazer propaganda de graça com ele, vide os já citados tweets promocionais, as celebridades por nele amaciar seu ego e estar sempre na boca/na tela dos fãs e as “celebridades da internet” pelo mesmo motivo, mas de forma melhor ainda já que o numero de pessoas seguidoras pode muito bem levantar a moral de um “cara normal” como um blogueiro.

Claro que não quero generalizar, mas estou falando no âmbito geral…

As pessoas querem atribuir ao twitter responsabilidades que ele não tem, é fato que o site do twitter nem mesmo tem estrutura para a quantidade de pessoas que estão usando o serviço, as opções são basicas, as pesquisas por tags não funcinam como deveriam e várias outras funcionalidades óbvias ainda não foram implementadas.

Enfim, o twitter virou uma grande ferramenta para troca de informação entre pessoas, às vezes estar sabendo de algo que voce não saberia de outra forma, pelo menos não tao rapido e etc.. é como construir uma teia de interesses em volta de quem voce segue, mas essa necessidade dos caras que mais se beneficiam com o twitter em colocar o site num pedestal, como se fosse uma das coisas indispensáveis da vida moderna é mesmo deprimente, eu mesmo já consegui ficar sem usar o twitter por um mês, isso depois de ja ter tido meu profile constantemente atualizado, e só voltei a usar quando senti necessidade, não me tornei escravo do twitter, nem fiquei deprimido por isso.

Veredicto: o twitter não vai mudar sua vida, mas pode torná-la mais legal.

por Jonathan Linguini
aquele que não implora retweet.

5 respostas para O culto ao Twitter

  1. Cleyton disse:

    Twitter sempre foi muito subestimado E superestimado (tópico errado -q)

    Mas tá certo, twitter é engraçado as vezes, mas tem gente que leva a sério e quer tuitar tudo, principalmente aquele povo que põe as perguntar no formspring no twitter.

    Ótimo texto, Jonathan, parabéns!

  2. d3isee disse:

    O twitter começou ter seu espaço qdo os famosos começaram a usar,conheço muita gente q fez um twitter só pq a Xuxa,e outras pessoas idiotas tbm tem.=P
    Mas no fundo ele tem sua utilidade,principalmente pra fazer ‘merchan’ neh?!
    Gostei do texto Jonathan,mandou bem!

  3. VH disse:

    sei lá, geralmente eu dou unfollow em gente chata que passa o dia todo tuitando coisas que tá fazendo e eu não me interesso nem um pouco, tipo essa:

    #tequilarocks tmrjqwgatmtdta, nem cnseguhndo digtaq no cel. haha. #indobebermais

    temço

  4. Pulga disse:

    Qualquer idolatria é falha. Principalmente por coisas bestas – o twitter é um grande exemplo. Por que twittar? Só o twitter de famosos são lidos carambolas!

    De qualquer forma, o Twiter não preste. Fato.

    PS: Já escreveu um post no bloganimazonando sobre isso , não foi?

  5. Jonathan Linguini disse:

    escrevi mas foi bem quando começeia usar, não entendia o twitter direito e tal

    http://bloganimazonando.blogspot.com/2009/08/o-twitter.html

    depois foi um post bem rapido dizendo mais algumas coisas e postando um video

    http://bloganimazonando.blogspot.com/2010/01/sacaneando-o-twitter.html

    mas não são só os twitters de famosos que são seguidos e lidos, da pra usar o twitter para compartilhar links entre seus amigos, e da pra criar listas pelo twitter também(tipo, lista de colegas da faculdade, listas sobre qualque routro tema e etc..), a partir da criação das listas(que foi a pouquinho tempo) que o twitter passou a ter mais sentido.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: