Batendo Ponto

Saudações, Bundeiros!

Abusos à parte com a intimidade, ainda mais entregando o material atrasado como estou fazendo agora. Vai aí uma breve introdução (ah, tá. Alguém se importa…):Olá, me chamo Elmo, 28 anos, vulgo Mr.28. Apesar de ser o mais novo colaborador disso tudo que tá aí, sou também o mais velho em idade. Então não estranhem com eventuais surtos de nostalgia e neofobia vindos de mim.

Vamos lá: Quadrinófilos de SP e RJ, Alegrai-vos, pois não é mentira! Está confirmada a presença de ninguém menos que Robert Crumb na FLIP! (Festa Literária Internacional de Paraty, que vai de 4 a 8 de agosto… em Paraty, cidade perdida no meio do caminho entre Rio e Santos)

Para muitos, a pergunta mais pertinente agora seria “E o Kiko?” ou “Quem diabos é Robert Crumb?!”, então, com o entusiasmo de um estagiário no primeiro dia, não vou  perder a paciência logo de cara e vou  explicar:

Sujeitinho perigoso

De acordo com Pai Google, Robert Dennis Crumb nasceu na Filadélfia, mudou-se para Cleveland, onde começou a carreira como colaborador da revista “Explendor Americano” (um dia comento mais a respeito dela) e depois para São Francisco, onde publicaria seus trabalhos mais famosos. É considerado o pai dos quadrinhos Underground americanos.

Segundo eu mesmo, R. Crumb sempre foi e sempre vai ser um eterno desajustado. Taxado pelos conservadores de pervertido e libertino , de reacionário pelos liberais, de comunista pelos republicanos, de imbecil pelos comunistas, de racista pela comunidade afro-americana e de genial para todo o resto.
Nos seus quadrinhos ele não divide suas experiências de vida para ensinar, mas para atestar a falta de sentido do “American Way of Life” e da vida, em si, e destilar seu desprezo por falsos gurus e doutrinas salvadoras que pululavam por todos os lados nos anos 60. (não isso não exista hoje). Desde 91 se esconde em uma cidadezinha minúscula no interior da França e muito raramente dá entrevistas ou sai de lá.

A grande maioria das criações mais famosas de Crumb foram publicadas na revista Zap Comix (recomendadíssima. Um dia comento sobre ela também).

Posso (ou só tenho paciência de) lembrar de:

Keep On truckin’.
Na verdade, é apenas uma história curta com quatro figurinhas risonhas andando a passos largos por um monte de lugares. A frase pegou e “Keep on Truckin'” se tornou um dos virais mais antigos do séc. XX.

o que mais? Keep on Truckin'!

Mr. Natural.

Conhecido ainda como Mr. Natch ou Natcho para os mais chegados, Mr. Natural é um anti-guru que vaga pelos EUA distribuindo gotas de sua sabedoria a quem precisa (ou pelo menos a quem merece, pro bem ou pro mal).

O herói da garotada!

Fritz, the Cat.
Talvez sua criação mais Pop, graças, em parte, ao desenho animado de 72 do Ralph Bakshi (sim, ainda falo sobre isso também, outro dia). O desgosto foi tanto que Crumb mata Fritz no ano seguinte.

Hipótese de crime passional

Lógico que deixei de lado uma infinidade de personagens do universo Robertcrumbiano, com Salty Dog sam, Flakey Foont, Eggs Ackley, Schuman, the Human, Mr. Snoid, Devil-girl…  escrever uma bio para cada um deles levaria horas…

Entre uma biografia lá e acolá, um dos trabalhos mais recentes de Crumb é um apanhado sobre várias passagens do velho Testamento (prometeu que pegaria leve, vamos esperar para ver), que deverá ser o foco da visita dele ao Brasil. Enfim, tenho ainda três meses para juntar dinheiro e pensar numa pergunta estúpida para fazer. vamos ver no que vai dar…

Keep on Truckin’, pessoal!

4 respostas para Batendo Ponto

  1. VH disse:

    Muito bom texto elmo… Não sei quem é o cara, mas acho que ele é engraçado o bastante pra merecer minha visita q

  2. d3isee disse:

    Vh rulez…
    Gostei do texto Elmo, nao sou mto fã de HQ, mas sempre leio alguma coisa.
    =*

  3. Pulga disse:

    Ótimo post Mr.2…Errr, Elmo. Desconheço o senhor e suas criações [ateu ON] mas parece que ele é um cara fod#.Irei procurar mais a respeito e…pense numa pergunta bem B.U.N.D.A para ele, rs.

    E bem vindo ao blog \o/

  4. Carolina disse:

    Muito bom! =D
    Mas tá sabendo que a gente já tem que começar a procurar lugar pra ficar, né?
    E acabei de ver que o FHC também é presença confirmada… Putz!
    http://www.flip.org.br/noticias.php?id=511

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: