SIMPATIA PELO DIABO*

“Sympathy” é uma daquelas palavras inglesas que nos traem, parece significar simpatia, mas é mais do que isso, significa compaixão, solidariedade e, em alguns casos,condolências. Os Rolling Stones botaram a palavra na roda quando gravaram “Sympathy for me Devil”, em contraponto aos Beatles, que se julgavam mais famosos que Jesus Cristo, os Stones queriam justamente o contrário: fincar pé no lado oposto do céu.

Eu, que tenho uma mera ‘simpatia’ pelos Beatles, nesse aspecto rezo com a turma do Mick Jagger: também acho o diabo mais quente. Assim como não há paraíso que não seja um pouco monótono, não há inferno que não seja um pouco excitante. Ou muito excitante.

O diabo tenta, o diabo incomoda, o diabo perturba, o diabo veste Prada. Os bonzinhos são ótimos, mas têm um guarda-roupa neutro demais.

Oh, santa imprudência. Eu já fui até ‘coroinha’ da igreja,minha mãe é quase uma freira, e agora estou aqui soltando charme para Lúcifer.

Eu sei, eu sei, sou a primeira a praguejar contra os tempos diabólicos que estamos vivendo e agora me saio com esse apreço por Satã, Sorry para aqueles que sentiram ofendidos, mas hoje quero brincar, e para brincar é preciso humor, coisa que o diabo tem mais do que o seu oponente.

O demônio é criativo, é sexy, é surpreendente e pode ser um doce, quando bem tratado. Ao menos comigo era assim, quando meu namorado se atrasava, eu não o recebia com um “Por onde andaste, Santo Deus?”. Muito dramático. Não funciona. Eu sempre perguntava: “Onde é que tu tava, diabo?” ¬¬’ Não fica mais informal e carinhoso? *–* Fica a dica para o dia dos namorados,mas cuidado meninos,não tente isso com alguma menina meiga/frágil/emocional, pois pode ser a gota d’água para o fim de um namorico.

Garganta do diabo, se você procurou 'garganta profunda'... FAIL

Basta de provocações, tem gente que leva isso a sério,e se é pra falar sério, vamos lá! Não é uma bobagem colossal tentarem trocar o nome de uma queda d’água,nas Cataratas do Iguaçu, só porque ela se chama Garganta do Diabo? Há mais de 6 anos que alguns religiosos tentam rebatizá-la com o nome anterior, Salto da União, que é insosso, não tem apelo turístico e nem provoca calafrios.E olha que de turismo,eu entendo. O nome Garganta do Diabo é disparado melhor,bem mais curioso e intrigante.

O mesmo surgiu por causa de uma antiga lenda indígena que contava sobre uma cobra gigante que perseguia um casal de namorados. Não sei o que isso tem a ver com queda d’água, mas já é uma história. Maliciosa, aliás, a cara do você-sabe-quem.

Se abolirem o nome Garganta do Diabo, daqui a pouco vão querer trocar também o nome da Praia do Diabo, (aquela pequeninha que fica à esquerda do Arpoador), e da impactante Caverna do Diabo, a 280 quilômetros de São Paulo. A troco de que essa perseguição? Deixem o diabo em paz.

O demo não é de todo mau. Sempre foi chegado às artes, é culto. Fazia visitas periódicas a Picasso, bebia com Bukowski e freqüentava o corpo de algumas beldades como Marylin Monroe e Brigitte Bardot, nos áureos tempos em que ter o diabo no corpo não era apenas força de expressão.

O diabo nos deu o blues, o diabo toca guitarra. Ter inspirado James Brown, por exemplo, deveria atenuar um pouco sua culpa. Eu, admito, simpatizo muito com ele. É verdade que já me deu maus conselhos, nem todos segui. Nem todos. Mas hoje não consegui evitar. Ele me possuiu e me assoprou: “A Garganta do Diabo, em Foz do Iguaçu, é um dos maiores espetáculos da natureza e não vai perder o encanto se trocar de nome, mas que vai ser uma babaquice,vai”. Qualquer reclamação, por favor, cartas diretamente para o próprio,ou xinguem ele no twitter,acredito que ele já tá acostumado.

*Esse post tem o patrocínio de Marta Medeiros que me emprestou meados de sua crônica para postar hoje.

‘Há braços’ e um bjão para todos nerdelícias.;*

4 respostas para SIMPATIA PELO DIABO*

  1. Jader Ibrahim disse:

    Creio que todo radicalismo seja perigoso…
    Eu sou um cristão… Ao dizer isso a maioria das pessoas pensa que eu digo “tá amarrado” e tenho superstições e preconceitos quanto a diferentes… Isso também é um radicalismo, por mais que na maioria das vezes pareça ser verdade…
    Bem, sou um cristão esclarecido… Isso significa que considero bobagem mudar o nome de um lugar só porque se chama alguma coisa do Diabo… Bobagem… Nem Deus nem o Diabo liga pra isso… Eles têm mais o que fazer rsrs
    Por isso, concordo que a mudança de nome é bobagem e pode até prejudicar o turismo…
    No entanto, tenho uma crítica… Não penso que as provocações sobre ser simpático ao diabo e flertar com as trevas sejam necessárias… Não me sinto inclinado a fazer uma cruzada ou “amarrar” quem disse tais coisas… Considero essas reações (jargões bregas) comuns a cristãos no mínimo ingênuas e quase medievais… Mas penso que os comentários pró capeta (mesmo se de brincadeira) em nada acrescentam ao tópico.

  2. Camillo disse:

    Cristãos, por favor, entendam que quando uma pessoa declara que possui o sentimento de simpatia pelo diabo, ela apenas está expressando o que pensa. Nem todas as pessoas são obrigadas a acreditarem em seu deus. Seu deus não é provado cientificamente, só pode-se comprovar que ele existe na fé das pessoas e, dessa forma, ninguém pode julgar alguém que não acredite nele. Muitas pessoas que declaram-se favoráveis ao diabo estão apenas exercendo seu direito ser contrário às idéias cristãs, que tantas vidas tiraram, tiram e tirarão, com seus métodos que encobrem a tentativa de padres e pastores, que são pessoas fracas, de obterem poder na sociedade. As idéias cristãs atrasam nosso desenvolvimento e, com sua doutrina “rígida” e sem sentido, ajudam a criar esses monstros que, após uma infância repreendida, começam a praticar atrocidades contra as pessoas. Isso sem contar os inúmeros casos de padres e pastores que estupram criancinhas… Padres e pastores vivem de doações e pregam valores cristãos mas muitos não os seguem… Conheço padres e pastores que possuem itens de luxo como caminhonetes que custam R$100 mil reais enquanto os fiéis que os mantém recebem salário mínimo de R$540… Só mesmo quem é capaz de virar a outra face pode aceitar isso, entende? Isso é o que penso.

  3. Marcelo Dias disse:

    uhauhauahauhahuh Muito bom o texto!

Deixe uma resposta

